SUPERVISÃO CLÍNICA

SUPERVISÃO CLÍNICA ONLINE OU PRESENCIAL

A supervisão clínica em psicanálise visa auxiliar o terapeuta a adquirir conhecimentos teórico e prático necessários para o adequado desempenho profissional. É um suporte que o profissional da área oferece ao exercício profissional do outro. A supervisão clínica faz parte da integralização da formação do terapeuta, que é permanente.

Daí o importante papel da supervisão no exercício profissional, não apenas na prática do jovem iniciante, mas igualmente aos terapeutas de longo percurso. A função precisa que uma supervisão pode transmitir é de uma pragmática do tratamento, ou seja, a concepção formada do manejo da transferência.

O primordial numa supervisão clínica é que o terapeuta aprenda a escutar seu paciente, tenha capacidade para observar o que ocorre na sessão, compreenda e formule interpretações, valendo-se do seu equipamento analítico próprio.

Na prática, grande parte das desistências das psicoterapias ou das análises é motivada pelas resistências do próprio terapeuta em ir mais a fundo no inconsciente do seu paciente e identificar as dificuldades para efetuar melhorias no desempenho. Bons resultados são obtidos quando se entendem os princípios que estão em jogo.

Em síntese, a supervisão é um trabalho de conversação, reflexão e questionamento sobre um caso, possibilitando retificar a orientação do tratamento, quando necessário for.


Para atendimento, solicite agendamento aqui ou entre em contato :

Clínica Psiccampus – Rua Coronel Dulcídio, 1625 – Água Verde – Curitiba/PR
41 3016-3451 / 41 9678-9331

WhatsApp: +55 419998-6702
maroh@outlook.com

Honorários a combinar.